top of page

A importância dos aromas para criar vínculos afetivos


Família em momentos de fortalecimentos de vínculos afetivos
Familia feliz passando momentos que fortalecem os vínculos afetivos

Construir vínculos afetivos são pilares essenciais para uma vida plena e significativa. Eles influenciam direta

mente nossa saúde, felicidade, sucesso profissional e a riqueza das experiências humanas. Investir tempo e esforço na construção e manutenção dessas relações é uma jornada valiosa e recompensadora.

Um dos pilares que nos ajudam a construir esses vínculos podemos conseguir através do que os aromas transmitem em nossas vidas. Nosso sistema olfativo cria memórias duradouras, os aromas destacam-se como arquitetos emocionais, moldando vínculos afetivos que transcendem o ordinário. A explicação para esse fenômeno remonta à complexidade do nosso sistema olfativo, uma narrativa fascinante escrita em nossa biologia e experiências pessoais.

Nosso cérebro, dotado de uma inteligência ancestral, teceu uma intrincada teia entre aromas e emoções. Ao inspirar um aroma, desencadeamos uma cascata de reações. A liberação de neurotransmissores, como a oxitocina - o hormônio do amor e da confiança - é estimulada. Esse processo neuroquímico reforça laços emocionais, criando uma trilha perfumada que nos conduz de volta a momentos de carinho, pertencimento e alegria.

Em um contexto familiar, a importância dos aromas é imensurável. Ao separar um tempo com uma criança para te ajudar na cozinha elaborando uma comida com amor, vai fazer desse momento algo muito especial e memorável, porque cada alimento tem seu cheiro... faça a cheirar, os aromas herbais, o chocolate, a manteiga, ou o que seja que esteja fazendo, mostre o quanto aquele alimento pode ter um aroma único. Claro que o perfume único que caracteriza cada membro da família, se tornam marcadores emocionais. Eles estabelecem uma atmosfera de segurança e pertencimento, enraizando as relações em uma base de conforto e familiaridade.

No mundo dos negócios, os aromas desempenham um papel vital na construção de vínculos comerciais duradouros. Em um ambiente perfumado, clientes e parceiros comerciais são envolvidos em uma experiência sensorial única. Essa estratégia sutil cria uma associação positiva entre o negócio e o bem-estar, estabelecendo uma base sólida para relações comerciais frutíferas.

Os vínculos continuam se fortalecendo e se mantendo memorável através dos aromas com nossos amigos, lugares, momentos... dentre estes aqueles velhos amigos cheirosos ou não, aquele lugar que você sentiu o cheiro do pão quente, ou de uma sobremesa saborosa, ou aquele momento de um beijo em que o hálito surpreendeu agradavelmente. Claro que tudo que é agradável nos leva a comportamento de aproximação... então é normal sentarmos longe de algo que não estamos confortáveis em sentir.

Mostrar a sua família o quanto é importante pra você criar uma atmosfera perfumada faz da sua jornada algo refinado e de valor, além de reforçar a sofisticação e a experiencia, contribuindo para um momento singular.

Compreender a linguagem dos aromas é como descobrir uma poesia oculta que cria laços duradouros entre o olfato e as emoções


Nós da Aromaci levamos em consideração o que a composição de nossas essências transmitem para criar estas atmosferas, e deixar cada ambiente único e convidativo. Indicamos passar momentos em família ao aroma do - Encanto da Alma, deixar o quarto do bebe perfumado com o Nuvem de Algodão, O aromo frescor do bosque ajudará muito seu filho que precisa de concentração nos estudos, ter o aroma Origens da Terra em um ambiente como salas de jantar, ou de café, ou mesmo dentro de um estabelecimento como armazém de frutos secos, ou um local que demanda um grande movimento do estabelecimento, já que a canela da composição é leve e sutil, e atrai prosperidade. Se quiser saber o que pode combinar com a sua ocasião, ou seu local, entre em contato com a gente! https://linktr.ee/aromacioficial


1. Herz, R. S. (2009). Aromatherapy facts and fictions: A scientific analysis of olfactory effects on mood, physiology, and behavior. International Journal of Neuroscience, 119(2), 263-290.


2. Seo, H. S., & Hummel, T. (2011). Aromatherapy: Olfactory influences on mood and autonomic, endocrine, and immune function. International Journal of Neuroscience, 121(1), 46-47.


3. Spence, C. (2020). Scent and the cinema. Food Quality and Preference, 79, 103754.

7 visualizações0 comentário
bottom of page